terça-feira, 18 de outubro de 2011

Museus Vaticanos

Ficam próximos à Basílica de São Pedro, mas é preciso caminhar uns 5 minutos. Costuma haver fila para entrar, mas anda rapidamente.


Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também subseções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico. São eles: Museu Pio-Clementino (fundado em 1771, só esse tem 54 salas de exposição), Museu Chiaramonti, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Pinacoteca Vaticana, Museu Missionário-Etnológico e Museu Gregoriano Profano, Museu Pio-Cristão, Museu Filatélico e Numismático, além da Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea. Impossível visitar todos em um dia. O local é muito cheio e é preciso andar rápido para que outros visitantes entrem.

A ideia de uma galeria especial para o acervo de pinturas, aberta ao público, nasceu em 1817, após a queda de Napoleão, quando um grande número de obras-primas confiscadas pelo francês, retornou ao Vaticano. Contudo, a Pinacoteca Vaticana só foi inaugurada oficialmente em 27 de outubro de 1932 em um prédio especial, projetado a pedido de Pio XI, resolvendo o antigo problema de exposição e armazenagem adequada da coleção de quase 500 peças reunidas pelo papado desde 1790. As obras ocupam 18 salas e compreendem um período que vai desde o gótico até o século XIX. Dentre os mestres ali representados estão Giotto, Fra Angelico, Melozzo da Forli, Perugino, Rafael, Leonardo, Reni, Ticiano, Veronese, Poussin, Botticelli, Caravaggio e Crespi.

Outros espaços importantes são: as Salas de Rafael, um grupo de quatro aposentos decorados entre 1508 e 1524 pelo grande pintor renascentista e seus auxiliares, a pedido do Papa Júlio II; uma delas é a Sala Heliodoro, que ilustra cenas do Antigo Testamento e da História antiga; a Galeria dos Candelabros, a Galeria dos Mapas (40 mapas monumentais pintados em afresco nas paredes, representando as possessões da Igreja no pontificado de Gregório XIII) e a famosa Capela Sistina.

A Capela Sistina é, sem dúvida, o espaço mais visitado nos Museus Vaticanos. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa no Vaticano, é famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.

A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criou uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482 e, em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra à Nossa Senhora da Assunção.

Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido. ATENÇÃO: é permitido entrar nos museus vaticanos com máquina fotográfica, porém na Capela Sistina é proibido fotografar.
Os Museus Vaticanos abrem de segunda a sábado, das 9h às 18h, sendo o último ingresso às 16h. Ingresso a € 15. Os jardins dos museus também podem ser visitados, mas é cobrado um valor à parte.

No dia 23 de outubro, regressamos ao Brasil, com uma vontade imensa de ficar e admirar mais as belezas de Roma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Antiga Roma, coliseum, coliseu, coliseo, pontos turísticos, fotos e dicas de Roma, Vatycano, papado, turismo em Roma, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP