terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nas proximidades do Vaticano

No caminho para o Vaticano, encontra-se a Isola Tiberina (llha Tiberina), uma ilha em forma de barca que se formou no seio do rio Tibre, na zona em que o rio atravessa Roma, perto do Capitólio.

É famosa devido ao Templo de Esculápio, o deus grego da Medicina e da cura. Existe uma lenda que, numa das suas versões, conta que depois da caída de Tarquínio, o Soberbo (o último rei de Roma, tendo reinado de 535 a.C. até 509 a.C.), o povo romano atirou o seu corpo no Tibre, no ponto onde depois se formou a ilha. Sobre o corpo depositado no fundo, seixos e detritos teriam se acumulado, progressivamente, permitindo a formação gradual da ilha.

Devido às suas origens obscuras, a ilha Tiberina era considerada pelos romanos como um posto de mau presságio tanto que, previamente à construção do Templo, os habitantes evitavam aproximar-se da ilha, e só os piores criminosos eram condenados a passar aí o resto da sua vida.

Hoje, é um bairro aconchegante, chamado Trastevere, com uma bela igrejinha, casas coloniais e cafés. Um bom lugar para uma caminhada à tarde.

Antes de entrar no Vaticano, é impossível não se maravilhar com o Castel Sant'Angelo (Castelo de Santo Angelo), às margens do rio Tevere (Tibre), exatamente em frente à ponte de mesmo nome, ornada por doze estátuas de anjos esculpidas por Gian Lorenzo Bernini (artista do barroco italiano que trabalhou principalmente em Roma).

O castelo, de planta circular, construído a partir do ano 139 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar, e posteriormente concluído por Antonino Pio e empregado como edifício militar, hoje é um o Museo Nazionale Sant'Angelo.
A sua atual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello da Montelupo, escultor e arquiteto da Renascença Italiana.
Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.

De seu terraço superior, tem-se uma magnífica visão do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro.

Para chegar até o terraço, há um incrível corredor em estilo medieval que permite o acesso. No museu, pode-se ver os apartamentos papais tais como eram na época em que o palácio era moradia dos papas, com sua decoração original. Há, ainda, o interessante pátio do anjo, na parte superior, e o pátio de munições, onde ficam as antigas balas de canhões empilhadas. Aberto de terça a domingo, das 9h às 19h30. Entrada a € 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Antiga Roma, coliseum, coliseu, coliseo, pontos turísticos, fotos e dicas de Roma, Vatycano, papado, turismo em Roma, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP