terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pantheon

Perto da famosa Fontana di Trevi, rumo à Piazza del Campidoglio, está o Pantheon (Panteão), na Piazza dela Rotonda. Também conhecido como Panteão de Agripa, por ser obra de Marco Vipsânio Agripa, cônsul da república e braço direito e genro do imperador Augusto, é o único edifício construído na época greco-romana (em 27 a.C.) que, atualmente, está em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído, manteve-se em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como Basílica Santa Maria ad Martyres (Basílica Santa Maria dos Mártires).

O Panteão ficou quase destruído depois de um incêndio em 80 d.C. Na época, foi restaurado pelo imperador Domiziano, mas entre 118 e 128 d.C. foi quase totalmente refeito pelo imperador Adriano, com significativas alterações no projeto original e ficando com a forma que o conhecemos hoje.

Adriano caracterizava-se pelo seu cosmopolitismo, viajou bastante pelas regiões orientais do império e foi um grande admirador da cultura grega. O Panteão, então, nasceu do seu desejo de fundar um templo dedicado a todos os deuses, num gesto ecumênico ou sincretista que abarcasse os novos povos sob a dominação do Império Romano, já que estes ou não adoravam os antigos deuses romanos ou adoravam-nos sob outras designações, adotando deuses estrangeiros.

O edifício, circular, tem um pórtico (também denominado pelo termo grego "pronaos") com três filas de colunas (8 colunas na fila frontal, 16 ao todo), sob um frontão. O interior é abobadado, sob uma cúpula que apresenta alvéolos (em forma de caixotões) no interior, em direção a um óculo que se abre para o cume. A sua cúpula é a maior da antiguidade que chegou até nós e foi durante muito tempo a maior de toda a Europa Ocidental, até que o arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi criou a cúpula (duomo) de Florença, completada em 1436.

A consagração do edifício como igreja salvou-o do vandalismo e destruição deliberada que as antigas construções da Roma antiga sofreram durante o início do período medieval. Apenas algumas esculturas perderam-se. No entanto, o interior de mármore e as grandes portas de bronze resistiram ao passar do tempo, ainda que estas últimas tenham sido restauradas mais de uma vez.

Desde o Renascimento que o Panteão é utilizado como última morada de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e Annibale Carracci, o arquiteto Baldassare Peruzzi, além de dois reis de Itália: Vítor Emanuel II e Humberto I. A mulher de Humberto I, Margarida I, também foi ali sepultada.

Ao redor, várias opções de restaurantes e cafés. Um lugar ideal para apreciar a paisagem, tomar um bom vinho e desfrutar o momento. Foi o que fizemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Antiga Roma, coliseum, coliseu, coliseo, pontos turísticos, fotos e dicas de Roma, Vatycano, papado, turismo em Roma, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP