terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vaticano

Uma visita a Roma sem uma ida ao Vaticano não estaria completa. Pode-se ir de metrô (linha vermelha) e descer nas estações Cipro Musei Vaticani ou Ottaviano San Pietro, que são as mais próximas. De lá, caminha-se um pouquinho só. De ônibus, saindo da Estação Roma Termini ou da Piazza Venezia (a cinco minutos do Coliseu caminhando), pegue o número 64. Ou, para quem estiver de Sightseeing, é parada obrigatória para todos.


A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico. Geralmente às quartas-feiras é dada a benção papal, quando o Papa chega até a janela para saudar a multidão. Há muito para visitar, com destaque para a Basílica de São Pedro, os Museus Vaticanos e a famosa Capela Sistina, com seus deslumbrantes afrescos no teto, pintados por Michelangelo.

A Basílica é a maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre uma área de 23.000 m² e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini. Para entrar sem filas, tem que chegar cedo. A entrada na basílica é gratuita. Vale a pena passar na lojinha de souvenirs para comprar uma lembrancinha.

Seu interior é realmente belíssimo e riquíssimo, repleto de colunas, pinturas, imagens e estátuas em mármore. Um dos destaques é a Pietá (em português ‘Piedade’) de Michelangelo, talvez a Pietá mais conhecida e mais famosa escultura do artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, “Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez”. Fica na primeira capela do lado direito, assim que se entra na basílica. Está protegida por um vidro à prova de bala, desde que foi atacada em 1972. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita de mármore.

Sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica), um dos doze apóstolos de Jesus, e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples; com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edifício sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII.

Mas o que mais nos impressionou foi o Baldaquino, criado pelo escultor Gian Lorenzo Bernini para o altar papal acima do túmulo de São Pedro (no centro da igreja), uma obra prima técnica e artística encomendada pelo Papa Urbano VIII Barberini. De bronze dourado e quase 30 metros de altura, foi construído de 1624 a 1633. Sobre uma base de mármore, erguem-se quatro colunas impressionantemente torcidas que suportam o peso do baldaquino com um globo, uma cruz e o escudo de armas do Papa. O desenho é exuberante, com características próprias do Barroco. O curioso é que, para obter bronze suficiente, o papa ordenou derreter bronzes antigos do Panteão.

Outra relíquia conservada na Basílica é a Cátedra de São Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim), em forma de uma cadeira de encosto alto. Encontra-se dentro de um compartimento de bronze, dourado, também projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653.

A cadeira de um bispo ou outra autoridade religiosa, especialmente se dentro de uma catedral, é chamada cátedra, e esta da Basílica tem sido utilizada pelos papas como trono para o seu exercício de autoridade máxima e ex-cátedra.

Alguns historiadores afirmam que foi utilizada pelo próprio São Pedro, outros, porém, afirmam que ela foi um presente de Carlos II da França ao Papa Adriano II, em 875. O certo é que existe uma inscrição muito mais antiga, datada de 370, atribuída ao Papa São Dâmaso, falando de uma cadeira portátil dentro do Vaticano e que houve festas em sua honra anteriores a essa data.

Assim, da primitiva cadeira teriam restado apenas uns pequenos pedaços que foram encrostados no novo exemplar, igualmente de madeira, lacrada no compartimento de bronze confeccionado por Bernini.

A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Os restos mortais da maioria dos pontífices estão no piso inferior. O túmulo de João Paulo II é uma exceção: identificado com uma inscrição em latim, uma breve síntese da sua vida, incluindo datas de nascimento e de morte, uma cruz e as armas do pontificado, está na Capela de São Sebastião, ao lado da Pietá de Michelangelo, do lado direito da Basílica.

A enorme Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, foi projetada por Bernini no século XVII tendo como base o estilo clássico, mas também o barroco. No centro, há um obelisco do Antigo Egito, de 40 m de altura, incluindo a base e a cruz no alto do século XIII a.C, este último levado para Roma no reinado do imperador Nero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Antiga Roma, coliseum, coliseu, coliseo, pontos turísticos, fotos e dicas de Roma, Vatycano, papado, turismo em Roma, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP