terça-feira, 18 de outubro de 2011

Piazza del Campidoglio

A primeira praça que visitamos foi a Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio), no monte Capitolino, uma das famosas sete colinas de Roma, que rodeavam a comunidade primitiva. Quando os Gauleses invadiram Roma, em 390 a.C., este monte foi a única zona da cidade que não foi capturada pelos bárbaros. Do alto, os generais triunfantes podiam contemplar a cidade pela qual lutavam. O monte Capitolino é referido inúmeras vezes durante a história de Roma: ali, por exemplo, Brutus e os assassinos se refugiaram, dentro do Templo de Júpiter, após o assassinato de Cesar.

A ideia de redesenhar a praça nasceu quando se preparava a visita do imperador Carlos V de Habsburgo em 1536. Michelangelo incluiu em seus planos o Palazzo Senatorio (Palácio dos Senadores), construído no século XII, e os alicerces do Tabularium (arquivo oficial da Roma Antiga) e do edifício do lado sul, que datava do século XIV, hoje "Palácio dos Conservadores" (Palazzo dei Conservatori). A ideia do grande artista foi transformar o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio, transferido para o Capitólio em 1538, na principal atração.

De 1536 a 1546, o Papa Paulo III encarregou Michelangelo de remodular a praça e transformar o Campidoglio — como os Romanos o tornaram conhecido — com os seus três palácios que preenchem o espaço trapezoidal, aproximados de uma escadaria famosa, a Cordonata, encabeçada pelas duas grandes estátuas dos Dioscuri (Castor e Pólux, irmãos gêmeos da mitologia grega e romana).

Contrapondo a orientação clássica do monte Capitolino, que se virava para o Fórum, o artista rodou as atenções para a Roma papal. A construção da praça progrediu muito lentamente e outros arquitetos terminariam os projetos de Michelangelo, pois a praça só seria concluída no século XVII.

A impressionante fachada com pilastras coríntias do Palácio dos Conservadores, por exemplo, se deve ao escultor e arquiteto que completou muitas obras de Michelangelo, Giacomo della Porta (executada de 1564 a 1568). Os três palácios compõem atualmente os importantes Museus Capitolinos: estes edifícios do Palazzo Nuovo e do Palazzo dei Conservatori mostram, em suas estupendas galerias, o núcleo da coleção do papa Sisto IV iniciada em 1471.

A Piazza del Campidoglio continua a ser importante, pois o Tratado de Roma nela foi assinado em 1957 e o Palácio dos Senadores é a sede oficial do prefeito da cidade. A Igreja de Santa Maria in Aracoeli (século XII) está adjacente à praça. Nela, foi sepultada Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. Seus ossos estão no altar à esquerda da igreja. E uma capela perto da sacristia contém a estátua milagrosa do Santo Bambino, ou o Cristo Menino de Aracoeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Antiga Roma, coliseum, coliseu, coliseo, pontos turísticos, fotos e dicas de Roma, Vatycano, papado, turismo em Roma, viagem independente pela Itália, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP